Sunday, January 24, 2010

Equilíbrios

Uma das pessoas que mais estimo e que tem um dos lugares mais especiais no meu coração dizia-me hoje que me acha diferente...no sentido de mais seguro, mais realista, mas também um pouco mais duro, mais desencantado com a vida.


O que de certa fora acarreta um certa perda de candura.


Não posso deixar de concordar com ela. Especialmente sendo uma pessoa muito especial e com quem não tenho, infelizmente a oportunidade de estar todos os dias..

Mas, mais do que concordar com ela, tenho de acrescentar que estou um pouco mais cínico com a vida...


Já não exulto com um vigor desproporcionado nas vitórias, mas também não dramatizo de forma pungente nas derrotas.


Os processos de crescimento pelos quais passamos diariamente acarretam uma série de danos colaterais. Mas, como Lavoisier tão bem o disse, nada se ganha, nada se perde. Tudo se transforma.


Do meu ponto de vista,o desafio é conseguirmos, quer na maior felicidade, quer na pior adversidade, preservarmos a nossa essência. Conseguirmos manter-nos fiéis aos nossos princípios orientadores de vida, à nossa filosofia.

E acho que isso tenho conseguido.


Estou mais realista, mais desencantado? Sim. Mas também mais seguro de mim, mais preparado. E é por estes dois motivos que continuo a sonhar como se tivesse 6 ou 7 anos....

No comments: